Recapitulação de 'O caso de: JonBenét Ramsey': novo áudio chocante revelado, nota de resgate questionada
- Categoria: Entretenimento
Quase 20 anos após sua morte, o assassinato deJonBenét Ramseycontinua a cativar a curiosidade da nação. As primeiras duas horas deO Caso de: JonBenét Ramsey- O especial de duas partes da CBS sobre o crime ainda não resolvido - foi ao ar no domingo, 18 de setembro, apresentando várias revelações chocantes sobre a ligação para o 911, nota de resgate e possível arma do crime.
FOTOS: Mortes de celebridades em 2016: estrelas que perdemos
Ler artigo
O Caso de: JonBenét Ramsey CBS 2016 CBS Broadcasting, Inc.
A série documental (recentemente reduzida de seis horas para quatro) segue os especialistas treinados pelo FBI Jim Clemente e Laura Richards enquanto eles montam uma equipe de analistas para reavaliar o assassinato brutal da estrela de concurso de beleza de 6 anos, que morreu em seu Boulder. Colorado, casa. (Os pais de JonBenét, John e a falecida Patsy Ramsey, foram oficialmenteremovido da lista de suspeitos em 2008. JonBenét'sirmão, Burke Ramsey,foi exonerado por evidência de DNA em 1999.)
FOTOS: Os maiores escândalos de celebridades de 2015
Ler artigoRevelada nova evidência de áudio
A primeira evidência analisada pela equipe foi a ligação para o 911 da manhã de 26 de dezembro de 1996. Ao longo dos anos, houve muito debate sobre uma possível terceira voz que pode ser ouvida falando ao fundo depois que a mãe de JonBenét, Patsy, tentou, sem sucesso, encerrar a chamada. Usando engenharia de áudio moderna, Clemente e Richards aprimoraram a fita para tentar entender o que foi dito.
FOTOS: Os assassinatos de família mais infames da história
Ler artigoClemente ofereceu, acho que ouvi um homem dizer: 'Não estamos falando com você'. Acho que é a voz de John Ramsey. Richards acrescentou: O tom é aparente, falando com uma criança. Em seguida, eles descobriram a voz de uma mulher, provavelmente Patsy, possivelmente dizendo: O que você fez? Ajuda-me, Jesus. Enquanto eles continuavam a ouvir o áudio digitalmente aprimorado, Clemente notou uma voz dizendo: O que você achou?
A conclusão dos investigadores? Parece uma voz menor, disse Clemente. Não soa como um adulto em expansão. Laura Richards esclareceu que se esta for realmente a voz de Burke Ramsey, que tinha 9 anos na época, poderia ser extremamente significativa. … O relato deles é que Burke estava dormindo naquele momento.
FOTOS: Emmys 2016: As estrelas mais bem vestidas do tapete vermelho
Ler artigoOperador do 911 se manifesta sobre ser silenciado com uma ordem de mordaça
Quando Richards e Clemente se encontraram com Kimberly Archuleta, a operadora do 911 que falou com Patsy Ramsey naquela manhã, Archuleta revelou que seu lado da história havia sido silenciado por um investigador do caso.
Eu queria que alguém pegasse meu testemunho, disse Archuleta. Quando eles fizeram o grande júri, ninguém falou comigo. Um investigador veio à minha casa e me disse: 'Há uma ordem de silêncio - não fale sobre isso até irmos ao tribunal', e nunca mais falaram comigo. E nunca fui a tribunal. Archuleta está convencida de que havia um terceiro do outro lado da linha, além de Patsy e John Ramsey.
Nota de resgate foi encenada e provavelmente escrita por uma mulher
A equipe de especialistas analisou a nota de resgate de três páginas e concluiu que provavelmente era algum tipo de falsificação. Da enorme extensão da nota, explicou o analista do FBI Stan Burge, setenta e seis por cento disso é irrelevante. … Para mim, eles estão tentando vender isso agora. É um trabalho de vendas. Essa coisa toda poderia ter sido feita em quatro frases.
O linguista forense Jim Fitzgerald concluiu sobre o autor da nota: Temos um estilo de escrita avançado. … Falante de inglês … Eu certamente diria que essa pessoa é um adulto, 30 anos ou mais. … Existem pelo menos seis exemplos do que eu chamaria de “linguagem maternalista” … Depois de testar a teoria, a equipe concluiu que levaria no mínimo 21 minutos para escrever a nota à mão. Clemente declarou, acho que todos podemos concordar que esta carta é claramente encenada… quer tenha sido encenada por alguém da família ou por alguém que veio a esta casa.
Ex-jardineiro alega que Patsy disse que você pode se safar de assassinato neste país
Então Clemente e Richards entrevistaram o ex-jardineiro dos Ramseys, Brian Scott. Ele se lembrou de uma ocasião em que Patsy Ramsey falou com ele, chateada com a morte de O.J. Veredicto Simpson. A ex-jardineira revelou, Ela pensou que O.J. escapou do assassinato. ... Ela disse, 'Você pode se safar de assassinato neste país.'
Dr. Werner Spitz diz que uma criança poderia ter cometido o assassinato
O próximo especialista trazido foi o Dr. Werner Spitz, cuja experiência remonta ao seu trabalho naJohn F. KennedyeMartin Luther King jr.assassinatos. Spitz concluiu que uma lanterna Maglite encontrada na residência Ramsey foi a arma do crime usada para matar JonBenét. Quando perguntado se seria necessária uma tremenda força para causar danos cerebrais com risco de vida com o objeto contundente, Spitz respondeu: Não. … O crânio de uma criança de 6 anos? Nós os chamamos de crânios de casca de ovo. … Pode ser um adulto, pode ser uma criança. Ele continuou: Não havia, na minha opinião, nenhuma dúvida de que era esta lanterna ou uma exatamente igual a ela.
ContarNós: O que você acha dos novos pontos de vista sobre este caso de 20 anos?
O Caso de: JonBenét Ramseytermina na CBS segunda-feira, 19 de setembro, às 21h. ET.