Rainha Elizabeth II estende 'parabéns' a Barbados depois que país a deixa como chefe de Estado

Rainha Elizabeth II parabeniza Barbados após remoção do chefe de estado

A rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha e o primeiro-ministro Boris Johnson, à esquerda, cumprimentam os convidados em uma recepção para a Cúpula de Investimento Global no Castelo de Windsor, Windsor, Inglaterra, em 19 de outubro de 2021. Alastair Grant/AP/Shutterstock

Enviando seus cumprimentos.Rainha Elizabeth IIemitiu uma declaração de apoio depois que a nação insular de Barbados se tornou uma república, cortando laços com a monarquia.

Um colapso da linha real de sucessão

Ler artigo

Nesta ocasião significativa e em sua posse como o primeiro presidente de Barbados, estendo meus parabéns a você e a todos os barbadianos, escreveu o rei de 95 anos em uma carta paraSandra Mason, que se tornou o primeiro presidente da nova república na terça-feira, 30 de novembro.

Ao longo dos anos, nossos países desfrutaram de uma parceria baseada em valores comuns, prosperidade compartilhada e estreita colaboração em uma ampla gama de questões, incluindo trabalhos recentes sobre mudanças climáticas, continuou a rainha em sua carta. Também é motivo de grande satisfação que Barbados continue sendo um participante ativo da Commonwealth, e aguardo com expectativa a continuação da amizade entre nossos dois países e povos.

Rainha Elizabeth II parabeniza Barbados após remoção do chefe de estado

A nova presidente de Barbados, Sandra Mason, centro-direita, concede ao príncipe Charles a Ordem da Liberdade de Barbados durante a cerimônia de posse presidencial em Bridgetown, Barbados, em 30 de novembro de 2021. David McD Crichlow/AP/Shutterstock

A nação caribenha anunciou em setembro que removeria Elizabeth como chefe de Estado. No mês passado, o Parlamento do país escolheu o ex-governador-geral Mason, 72, para se tornar o primeiro presidente. A última vez que a rainha foi removida como chefe de Estado de um país da Commonwealth foi em 1992, quando Maurício, uma ilha no Oceano Índico, declarou-se uma república.

Conexões surpreendentes das celebridades com a família real

Ler artigo

Hoje, debate e discurso se tornaram ação, disse Mason durante sua cerimônia de posse na terça-feira, realizada na capital Bridgetown no 55º aniversário da independência do país da Grã-Bretanha. Hoje, definimos nossa bússola para uma nova direção.

Enquanto a rainhaestendeu seus parabéns remotamente, o filho delaPríncipe Charlescompareceu à cerimônia pessoalmente, dando um depoimento sobre a colonização do país por seu país no século XVII.

A criação desta república oferece um novo começo, disse o herdeiro do trono britânico, de 73 anos, durante o evento. Desde os dias mais sombrios do nosso passado e da terrível atrocidade da escravidão que mancha para sempre a nossa história, as pessoas desta ilha forjaram o seu caminho com extraordinária coragem.

Tudo para saber sobre a 5ª temporada de 'The Crown'

Ler artigo

Houveum outro presente real na cerimônia, embora da variedade pop:Rihanna, Whonasceu em Barbados. O cantor de Work, de 33 anos, foi nomeado herói nacional na terça-feira. Primeiro-ministro de BarbadosMeu Mottleydisse que a vencedora do Grammy ganhou a honra por seu extraordinário compromisso com a terra de seu nascimento, bem como sua busca pela excelência com sua criatividade e sua disciplina.

Mottley, 56, encerrou suas observações com a linha, Que você continue a brilhar como um diamante, fazendo referência ao sucesso de 2012 do fundador da Fenty Beauty, Diamonds.

Ouça o podcast Royally Us para tudo o que você quer saber sobre nossa família favorita do outro lado do oceano.