Quem ganhou o voto popular: Donald Trump ou Hillary Clinton?

ATUALIZAÇÃO 11/12 10h55 ET:Mais de um mês após as eleições presidenciais de 8 de novembro, a contagem de votos populares de Hillary Clinton continua subindo, agora em 65.746.544, com os votos do presidente eleito Donald Trump totalizando 62.904.682. Isso marca um aumento de mais de 400.000 votos na contagem de votos populares de Clinton, dando a ela uma vantagem de 2,83 milhões de votos à frente de Trump.

ATUALIZAÇÃO 12/05 10h55 ET:A liderança de Hillary Clinton no voto popular continuou a crescer inabalavelmente desde o dia da eleição. De acordo com os últimos dados daCook Relatório Político, Clinton tem 65.316.724 votos, enquanto Donald Trump tem 62.719.568, dando ao ex-secretário de Estado uma vantagem de quase 2,6 milhões de votos.

A candidata do Partido Verde, Jill Stein, iniciou uma recontagem em Wisconsin no final de novembro, depois de arrecadar milhões de dólares para que os votos fossem contados novamente no estado. A campanha de Clinton anunciou em 26 de novembro que participaria da recontagem, afirmando que planejava adotar a mesma abordagem em Michigan e na Pensilvânia, enquanto Stein buscava recontagens adicionais. Trump chamou o esforço de fraude do Partido Verde para uma eleição que já foi concedida. Em 3 de dezembro, Stein escreveu no Twitter que planeja aumentar a recontagem da Pensilvânia por meio de um processo federal, horas depois de declarar que desistiria do pedido.

História original abaixo:

Os resultados são (principalmente) em… Presidente eleitoDonald Trumpcapturou o limite de 270 votos do colégio eleitoral no dia da eleição, 8 de novembro, ganhando o título de 45º presidente dos Estados Unidos. rival de Trump,Hillary Clinton, no entanto, está ganhando com folga no voto popular, e sua vantagem só está crescendo.

Os votos ainda estão sendo contados, mas oResultados eleitorais da Associated Pressmostram o candidato democrata, 69, liderando o candidato republicano, 70, por 797.724 votos (0,62% dos eleitores). De acordo com a contagem da AP, ela obteve 61.324.576 votos (47,85%) e ele obteve 60.526.852 votos (47,23%).CNNinformou que Trump provavelmente perderá o voto popular em qualquer lugar de 500.000 a mais de um milhão de votos. Números contabilizados peloCook Relatório Políticosugerem que a liderança de Clinton já pode ser superior a 990.000.

FOTOS: Apoiadores da lista A de Hillary Clinton

Ler artigo

Muitos grandes meios de comunicação, incluindo CNN e Politico, têm contagens variadas à medida que os números finais chegam, mas Clinton lidera Trump no voto popular em todos eles, apesar de perder a eleição geral.

Donald Trump e Hillary Clinton

Donald Trump e Hillary Clinton durante o debate presidencial na Universidade Hofstra em 26 de setembro de 2016. Imagens de Drew Angerer/Getty

O antigoAprendiz de celebridadeO anfitrião foi ao Twitter na terça-feira, 15 de novembro, para falar sobre os resultados do voto popular, escrevendo: Se a eleição fosse baseada no total de votos populares, eu teria feito campanha em Nova York, Flórida e Califórnia, e vencido ainda mais e com mais facilidade. O Colégio Eleitoral é, na verdade, genial, pois coloca em jogo todos os estados, inclusive os menores. A campanha é muito diferente!

FOTOS: Celebridades apoiando Donald Trump para presidente

Ler artigo

Em uma vitória chocante, Trump recebeu 290 votos no colégio eleitoral, graças a estados como Flórida (29) e Pensilvânia (20). O ex-secretário de Estado, por sua vez, obteve 232 votos eleitorais com a ajuda de Califórnia (55), Nova York (29) e Illinois (20).

Esta é a segunda vez nas últimas cinco eleições que o vencedor do voto popular não vence no colégio eleitoral. Em 2000, o presidenteGeorge W. Bushperdeu o voto popular para adversário democrataAl Goremas levou para casa mais votos eleitorais.

Na esteira dos resultados recentes, mais de 4,3 milhões de pessoas, incluindo estrelas comoLady GagaeCor de rosa, assinaram umPetição Change.orgpedir aos eleitores republicanos que honrem o voto popular e declarem Clinton o próximo POTUS.

FOTOS: Afiliações políticas das celebridades

Ler artigo

Estamos pedindo aos eleitores que ignorem os votos de seus estados e votem na secretária Clinton, diz a petição. Por quê? O Sr. Trump é impróprio para servir. Seu bode expiatório de tantos americanos, e sua impulsividade, intimidação, mentira, história admitida de agressão sexual e total falta de experiência o tornam um perigo para a República.

No entanto, o professor de ciência política da Ohio Northern University, Robert M. Alexander, escreveu um editorial paraCNNafirmando que a petição provavelmente será ineficaz.