Jane Fonda enfrenta manifestantes e chama a foto do Vietnã de um erro enorme

Hanoi Jane se torna G.I. Jane? lenda de HollywoodJane Fondareconsiderou sua posição controversa sobre a Guerra do Vietnã no fim de semana passado, mais de 40 anos depois de ter manifestado sua oposição ao conflito.

OGraça e FrankieA estrela, de 77 anos, ficou famosa no início dos anos 1970, quando divulgou sua opinião divergente sobre a guerra, e a levou longe o suficiente para que alguns a vissem como anti-EUA. Exército. Em 1972, ela viajou para Hanói, no Vietnã, e posou para uma foto agora infame, na qual ela está sentada em um capacete em uma bateria antiaérea do Vietnã do Norte.

Fonda, que foi apelidada de Hanoi Jane após o incidente polarizador, falou sobre a viagem e disse a fotografia em uma aparição noFrederick, Md.'s Weinberg Center for the Artsnessa semana passada.

FOTOS: A Vida em Imagens de Jane Fonda

Ler artigo

Sempre que possível tento sentar com os veterinários e conversar com eles, porque eu entendo e isso me deixa triste, ela disse à plateia,de acordo com o localFrederick News-Post . Dói-me e vai para o meu túmulo que cometi um erro enorme, enorme que fez muitas pessoas pensarem que eu estava contra os soldados.

A opinião de que Fonda é ou foi anti-soldado permaneceu até hoje. Veteranos e críticos militares ficaram do lado de fora do local na noite de sábado para protestar contra a aparição do vencedor do Oscar, segurando cartazes e se manifestando contra o preconceito percebido de Fonda.

Eu sou um pára-raios,Fonda continuou. Essa pessoa famosa vai e faz algo que parece que eu sou contra as tropas, o que não era verdade, mas parecia assim, e eu sou um alvo conveniente. Então eu entendo.

Jane Fonda

A atriz e ativista americana Jane Fonda está cercada por soldados e repórteres enquanto canta uma canção anti-guerra perto de Hanói durante a Guerra do Vietnã em julho de 1972. Foto AP / NOTÍCIAS NIHON DENPA

FOTOS: Afiliações políticas das celebridades

Ler artigo

Fonda expressou sua consternação com a foto icônica no passado.

Há uma coisa que aconteceu no Vietnã do Norte que vou me arrepender até o dia da minha morte - eu me permiti ser fotografado em uma arma antiaérea vietnamita,ela escreveu em seu blog pessoal em 2011. Aconteceu no meu último dia em Hanói. Não era incomum que os americanos que visitavam o Vietnã do Norte fossem levados para ver as instalações militares vietnamitas e, quando o faziam, sempre eram obrigados a usar um capacete do tipo que me disseram para usar durante os numerosos ataques aéreos que experimentei.

O tradutor me disse que os soldados queriam me cantar uma canção, continuou Fonda. Ele traduzia enquanto cantavam... Ouvi estas palavras: 'Todos os homens são criados iguais; eles recebem certos direitos; entre eles estão a vida, a liberdade e a felicidade.” Estas são as palavras que Ho pronunciou na cerimônia histórica. Comecei a chorar e bater palmas. Esses jovens não devem ser nossos inimigos. Eles celebram as mesmas palavras que os americanos fazem.

FOTOS: Estilo do tapete vermelho de Jane Fonda

Ler artigo

Os soldados me pediram para cantar para eles em troca, ela acrescentou. Terminei. Todo mundo estava rindo e batendo palmas... O que aconteceu depois foi algo que eu revirei na minha mente inúmeras vezes... Alguém (não me lembro quem) me levou até a arma, e eu sentei, ainda rindo, ainda aplaudindo... eu quase nem pensava onde eu estava sentado. As câmeras piscaram. Levantei-me e, quando comecei a caminhar de volta para o carro com o tradutor, a implicação do que tinha acabado de acontecer me atingiu. 'Meu Deus. Vai parecer que eu estava tentando derrubar aviões dos EUA.” Eu implorei a ele: “Você tem que ter certeza de que essas fotos não serão publicadas. Por favor, você não pode deixar que eles sejam publicados.” Eu tinha certeza de que isso seria resolvido. Eu não sabia mais o que fazer.