Ex-estrela da NFL Mark Gastineau: Eu tenho demência, Alzheimer e Parkinson
- Categoria: Notícias de celebridades
Mark Gastineau abriu sobre suas graves doenças neurológicas, que ele acredita terem resultado de lesões cerebrais traumáticas sofridas durante sua carreira de 10 anos na NFL, em uma entrevista desconfortável com WOR rádio na quinta-feira, 19 de janeiro. Ouça o que ele disse no clipe acima.
FOTOS: sustos de saúde de celebridades
Ler artigoQuando meus resultados voltaram, eu tinha demência, Alzheimer e Parkinson, disse o ex-defensivo do New York Jets, 60 anos. Essas são três coisas que eu tenho.
Ele explicou que foi diagnosticado há cerca de um ano e afirma que isso está ligado à sua técnica de combate e estilo de jogo. É perturbador a ponto de eu querer sair e ajudar outras crianças e jovens a entrar no jogo, disse ele. Existem técnicas por aí que, se eu as tivesse, sei que não teria os resultados que tenho agora.

Ex-defensive end do New York Jets All-Pro, Mark Gastineau relaxa enquanto se senta em uma fileira de assentos do Giants Stadium quinta-feira, 14 de janeiro de 2010, em East Rutherford, N.J. Foto AP/Mel Evans
FOTOS: Estrelas que lutaram contra problemas de saúde mental
Ler artigoGastineau jogou com os Jets de 1979 até se aposentar abruptamente em 1988, e ainda é o líder de todos os tempos da equipe. Depois que sua carreira no futebol terminou, ele se tornou um boxeador profissional e lutou em 17 lutas profissionais.
Embora muitos tenham chamado o futebol de fundamentalmente inseguro nos últimos anos (um assunto explorado no Will Smith filme Concussão ), o ex-atleta acredita que é um esporte seguro para as crianças praticarem – desde que sejam educadas sobre as técnicas adequadas de combate. É por isso que ele está trabalhando com o Heads Up Football da USA Football, um programa que ensina o protocolo de segurança de jogadores e treinadores. Liderei com a cabeça o tempo todo, disse Gastineau. Você se lembra de Marvin Powell? Ele foi um dos melhores jogadores de linha da NFL. Ele e eu costumávamos ter guerras [na prática]. … As pessoas vinham e se reuniam em volta porque quando nos batíamos, quero dizer, você ouvia estalos, como uma espingarda disparando.

O defensive end Mark Gastineau #99 assiste durante um jogo de futebol da NFL por volta de 1986. Foco em imagens de esportes/Getty)
FOTOS: Celebridades namorando atletas
Ler artigoApesar de seus problemas de saúde, ele não se arrepende de seu tempo na NFL. Estou tão feliz por ter passado pelos tempos, pelas provações e pelas coisas pelas quais passei na NFL. Eu não os trocaria por nada, disse ele.
Atualmente está casado com JoAnn Gastineau . Ele tem dois filhos de relacionamentos anteriores: Brittny Gastineau ( Kim Kardashian melhor amigo de ), que ele compartilha com sua ex-esposa Lisa Gastineau , e Killian Marcus Gastineau , que divide com a ex-namorada, atriz Brigitte Nielsen . Brittny e Lisa olharam no E! série de realidade, As Garotas Gastineau , por duas temporadas de 2005 a 2006.