Revisão de 'Doutor Estranho': Benedict Cumberbatch traz sua magia para uma oferta da Marvel 'complicada'
- Categoria: Entretenimento
2,5 estrelas (de 4)
E agora, um aviso de cinco alarmes para os Cumberbitches do mundo:
Sim,Benedict Cumberbatch– o sempre talentoso ator, indicado ao Oscar e sofisticado Sherlock de tela pequena – traz sua magia para esta última oferta da Marvel. Há um mas. Apesar de seus poderes sedutores, ele não pode salvar um filme excessivamente complicado que se baseia em uma galáxia de truques de efeitos especiais 3-D derivados.

Doutora Christine Palmer (Rachel McAdams) e Doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) Jay Maidment
Ele interpreta Stephen Strange, um neurocirurgião arrogante que é essencialmente o Tony Stark da área médica. (Ele também tem sotaque americano.) Sua vida livre vira de cabeça para baixo depois que um acidente de carro quase o mata. Embora aquela caneca bonita permaneça intacta (ufa), suas mãos incríveis são uma bagunça mutilada. A medicina ocidental não oferece ajuda, então, com a dica de um paciente, um desesperado Dr. Strange viaja para o leste. Bem leste. Como nas montanhas de Katmandu.

Mordo (Chiwetel Ejiofor) e Doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) Jay Maidment
É aí que ele conhece um guru espiritual careca conhecido como o Ancião (Tilda Swinton). Ela informa ao médico que ela tem a capacidade de curá-lo - eu posso reconectar seu espírito para curar o corpo. Quando ele zomba dela, ela envia sua alma para todo o mundo enquanto seu corpo ainda está no templo. Estranho é vendido.
FOTOS: Estrelas como personagens de quadrinhos!
Ler artigoAinda lá? Espero que sim, porque a trama central está prestes a começar, e não é tão acessível quanto um adolescente desajeitado no Queens aprendendo a lançar teias de suas mãos para lutar contra os bandidos. (Vejo você no próximo verão, Homem-Aranha!) O Dr. Strange não apenas colocará suas mãos danificadas em funcionamento, mas também estudará astrofísica para se tornar um feiticeiro e guerreiro. O curandeiro usará seus recém-descobertos poderes místicos e de teletransporte para tentar derrotar um deus do mal na dimensão escura, bem como um ex-aluno (Mads Mikkelsen)ido maluco. Juntando-se a ele na luta: o apóstolo do Ancião (Chiwetel Ejiofor) e um monge bibliotecário (Benedict Wong).

A Anciã (Tilda Swinton) e Doutor Stephen Strange (Benedict Cumberbatch) Jay Maidment
Talvez um super-herói de primeira linha e culturalmente arraigado, como Superman ou Hulk, possa se safar com uma história de origem repleta de informações. No grande panteão dos quadrinhos, no entanto, o Dr. Strange é na melhor das hipóteses da lista B. Não se pode esperar que o espectador médio absorva completamente uma série de regras e personagens e easter eggs que apenas um espectador da Comic-Con compreenderia. O jargão místico voa tão rápido que é tentador se distanciar e se perguntar como uma mulher britânica como Swinton foi escalada para um papel claramente destinado a um homem asiático.
Quando a história começa a sobrecarregar, os visuais fornecem um colírio para os olhos. Este é um mundo em que os heróis dobram edifícios e os torcem de lado. Graças ao colar especial de Strange (o Olho de Agamotto), ele aprende a fazer um loop no tempo. Esses poderes estão em exibição na sequência climática, quando as pessoas em Hong Kong ficam congeladas em seus movimentos por um período prolongado enquanto os feiticeiros lutam ao seu redor. O hocus-pocus é impressionante, embora as imagens mais legais já tenham sido vistas em filmes comoComeço.Quando os efeitos especiais não parecem tão especiais, isso diminui o impacto. Aliás, até Zack Morris parou o tempo emSalvo pelo gongo.
FOTOS: Estrelas como super-heróis
Ler artigoExistem outros toques familiares (e muito menos caros) na tela também. Como sempre, o interesse amoroso atrevido da heroína fica perplexo com a atitude de seu homem. (Pelo menosRachel McAdams, que interpreta a ex-namorada do médico, dá ao seu papel necessário uma dose muito necessária de humanidade.) Referências aleatórias da cultura pop estão espalhadas ao longo dos procedimentos. Músicas de sucesso familiares ganham tempo no ar. E não se esqueça da enigmática cena pós-créditos! No início deste ano,Piscina mortafalsificou todos esses detalhes de adaptação de quadrinhos. Esses roteiristas deveriam ter tomado notas e ajustado de acordo.
Ao contrário do Sr. Pool, ninguém está se divertindo muito aqui - exceto pelo Manto da Levitação do médico, que tem sua própria personalidade diabólica e pode tirá-lo de situações assustadoras. Caso contrário, o filme é sem alegria. E talvez essa seja a parte mais estranha de todas.
(Doutor Estranho estreia sexta-feira, 4 de novembro.)